quinta-feira, 22 de julho de 2010

Neutralização de carbono é alternativa sustentável na construção de condomínios

Da Redação do LicitaMais:

Minimizar os impactos causados por novos empreendimentos tem sido o grande desafio do setor de construção civil nos últimos tempos. Com o segmento aquecido, os espaços reservados para novas construções aumentam e em contrapartida as áreas verdes vão diminuindo proporcionalmente.

Tendo como palavra de ordem a sustentabilidade, alguns condomínios têm investido em saídas sustentáveis para questões como o ar, a água e a energia elétrica, na busca constante pela redução dos prejuízos ao meio ambiente e pela garantia de uma melhor qualidade de vida para os moradores.

Entre as principais alternativas estão a reutilização da água, o uso racional da energia elétrica, energia eólica, blocos verdes e a ventilação natural. Medidas simples que vêm sendo utilizadas pelos profissionais da área na construção de novas obras.

Alternativa muito usada atualmente por seus resultados positivos são os programas de neutralização de carbono, que podem garantir à construção de um novo condomínio, por exemplo, o aval socioambiental, a preservação e o reflorestamento de matas nativas e até mesmo a preservação paisagística do local, quando possível.

Em Sumaré, região metropolitana de Campinas, um grupo de pesquisadores da Faculdade Network desenvolveu um método próprio para a compensação de carbono. O sistema pauta-se por metodologia científica desenvolvida dentro da faculdade e ancorada nas especificações técnicas da Organização das Nações Unidas (ONU) e nasceu da necessidade e da preocupação em minimizar a atuação negativa da própria faculdade.

“O projeto-piloto, implantado aqui, nasceu da conscientização ambiental e hoje é uma realidade. Todos sabemos que precisamos crescer com responsabilidade ambiental, é inaceitável uma gestão que não leve em conta o meio ambiente ou que não busque a sustentabilidade. Hoje queremos viver bem, recuperar a natureza e cuidar do nosso espaço também”, observa a diretora da faculdade, Tânia Bassani Cecílio.

A ideia cresceu e tomou forma. Agora, a Carbon Control é uma empresa voltada ao desenvolvimento de soluções ambientais, reflorestamento, consultoria ambiental e jurídica na área ambiental. “A Prefeitura de Sumaré e a Veccon Empreendimentos Imobiliários já conquistaram o selo Carbon Control. Já plantamos mais de seis mil árvores e anualmente são cerca de 600. Outras empresas dos setores de tecnologia, automobilístico e condomínios de alto padrão já estão analisando a proposta de neutralização”, comenta a diretora.

Para a técnica em meio ambiente da Network Estefânia Pavan, todos ganham com a neutralização, principalmente as empresas que geram maior impacto ambiental, pois hoje em dia as pessoas buscam, cada vez mais, adquirir produtos ecologicamente corretos. Nos condomínios, a implantação desse sistema, além de aumentar a qualidade de vida das pessoas, valoriza o imóvel, recupera a solidariedade, amplia a cooperação, a participação social e outros valores fundamentais para a convivência em sociedade. “O uso desta metodologia é gratuito, cabendo à organização arcar apenas com os custos operacionais, manutenção e ações socioambientais. O investimento poderá ser parcialmente deduzido do Imposto de Renda. Além disso, os projetos são personalizados e todo o processo é auditado a fim de garantir transparência e credibilidade”, finaliza a profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário